A iluminação noturna é uma marca do mundo moderno, mas devemos lembrar que a eletricidade tem pouco mais de um século e nos milhões de anos anteriores de vida humana na Terra estávamos sujeitos a um ritmo diário preciso, com luz solar durante o dia e escuridão noturna.
Nesse sentido, será que a exposição à luz noturna não causa também perturbações no nosso metabolismo? E a resposta é: sem dúvida nenhuma.
A conseqüência mais conhecida da presença de luz noturna é a redução da secreção de melatonina, um hormônio que sinaliza ao nosso corpo que é noite. Essa redução pode levar a distúrbios do sono, mas há vasto campo de pesquisa mostrando, em animais, que essa perturbação circadiana e redução da melatonina leva a alterações metabólicas como ganho de peso, resistência à insulina, diabetes tipo 2 e outras complicações. Em humanos, há menos dados, mas há sim evidências que pessoas expostas a excesso de iluminação tem saúde metabólica pior.
Uma das hipóteses seria que a melatonina ajuda nosso corpo a realizar a lipólise (quebra de gordura) e aumenta o gasto energético por aumentar nossa gordura marrom, uma gordura que usa energia para fazer calor, mais ativa durante o frio, para nos proteger, mas que possa se ativar em outras condições. Esse é o tema da minha tese de doutorado, que estou para concluir e pretendo em breve trazer novidades. Vou também discutir outros aspectos relacionados ao tema nas próximas semanas. Mas independentemente disso, o tema é muito fascinante e mostra como há muitas outras razões além do “comer muito e se exercitar pouco” na causa da obesidade.
Atenção: isto não significa que usar melatonina emagrece; esse pode ser tema de outra postagem –> apenas que a perturbação do nosso ritmo diário, em que a redução da melatonina é uma das características, pode ser uma causa de ganho de peso no longo prazo!
Para quem se interessa, coloco um artigo sobre o assunto no link, em inglês.
Autor: Dr. Bruno Halpern
Dr. Frederico Lobo - Nutrólogo Joinville
CRM-SC 32949 | RQE 22.416
Telefone: (62) 99233-7973 (Whatsapp)
© Desenvolvido por Lyon Systems.