Estudo brasileiro mostra que anabolizantes podem estar relacionados ao câncer de fígado


 

Um estudo conduzido pelos oncologistas Gustavo Fernandes e Rafael Correa e pela geneticista Cinthya Sternber, integrantes da Sociedade Brasileira de Oncologia clínica, analisou a correlação entre o uso indiscriminado e prolongado de hormônios anabolizantes e o desenvolvimento de hepatocarcinomas.

Uma forma de câncer de fígado que responde por 90% de todos os cânceres de fígado, sendo responsável por cerca de 15% de todas as mortes por falência hepática no mundo.

O levantamento, feito a partir da análise de estudos clínicos, revisões de literatura e relatos de caso, traz indícios de que o desenvolvimento do subtipo de câncer é mais comum em decorrência do uso de anabolizantes por um tempo considerável (2-7 anos), mas é amplificado pela questão da idade precoce.

Isso de deve especialmente por dois terços das pessoas que acabam usando esteróides anabolizantes começam a usá-los a partir dos 16 anos.

Hepatocarcinomas são agressivos e difíceis de serem diagnosticados.

Para ler mais, acesse: https://vivabem.uol.com.br/noticias/redacao/2018/06/09/uso-de-anabolizantes-pode-estar-ligado-ao-cancer-de-figado-segundo-estudo.htm

Dr. Frederico Lobo - Nutrólogo Joinville
CRM-SC 32949 | RQE 22.416

Telefone: (62) 99233-7973 (Whatsapp)

© Desenvolvido por Lyon Systems.

WhatsApp chat