Cuidado com quem você entrega sua saúde


A razão desse post é a minha indignação. Comecei 2021 indignado com o nível de alguns profissionais.

Gente que por ganância prescreve 3 páginas de medicações manipuladas só para receber comissão de farmácias de manipulação. E depois xingam a indústria farmacêutica em suas redes sociais. 

Gente que prescreve terapias que sabidamente são deletérias (de acordo com algumas sociedades médicas) para os pacientes e não possuem respaldo do Conselho Federal de Medicina e das principais sociedades médicas brasileiras.

Gente que parece nunca ter estudado e aprendido coisas elementares no ciclo básico. Desconhecimento total de fisiologia, bioquímica, farmacologia.

Gente que quer prescrever fitoterápicos mas sequer sabe como escrever uma formulação em um receituário. Que sequer conhece interações básicas entre nutrientes. São papagaios de farmácias de manipulação e prescrevem fórmulas como se fossem receita de bolo, sem nenhum senso crítico.

Gente que fez cursos de fim de semana e sai por aí ENGANANDO os pacientes e fingindo que é especialista sem ter o título ou o registro no CRM. O que pode ser enquadrado como propaganda enganosa.

Gente que cria doenças inexistentes e vende as soluções: tratamentos mirabolantes e sem respaldo das principais sociedades médicas.

Gente que sequer sabe fazer uma anamnese decente, um exame físico correto. Gente que finge que é médico, pois em nada conhecem da arte de cuidar. Nutricionistas que querem das diagnóstico médico. Médico querendo invadir a Nutrição.

Portanto, uma dica para você que me acompanha no blog: Honre o seu dinheiro ou de quem pagará uma consulta pra você.

Procure o máximo sobre o profissional antes de agendar uma consulta.

Se você busca um Nutrólogo, certifique no Site da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) se o médico é realmente Nutrólogo: http://abran.org.br/busca_medicos/

Para um profissional ser considerado Nutrólogo, ele precisa ter feito a residência de Nutrologia ou ter sido aprovado na difícil prova de título de Nutrologia. Se no Site do Conselho Federal de Medicina não consta o RQE (registro de qualificação de especialista) do profissional, provavelmente ele não é especialista. 

Busque o currículo do profissional que você deseja consultar (Plataforma Lattes), veja as qualificações, formações, se tem artigos publicados, em quais lugares já trabalhou, se fez residência médica ou foi aprovado na prova de título.

Veja se em suas redes sociais, o tal médico comete infrações éticas (perante o código de ética médica) tais como:

  • Fotos de antes e depois dos pacientes
  • Foto com celebridades
  • Propaganda de farmácias

Tenha bom senso e não agende com um médico por conta do número de seguidores em Instagram. Pelo amor de Deus!  A coisa mais fácil do mundo é comprar seguidores. Pode parecer um absurdo, achar que alguém escolherá um médico baseado nisso, mas é a realidade.

Desconfie de profissionais que vendem soluções milagrosas para problemas antigos, como por exemplo: Obesidade, doenças crônico-degenerativas.

Medicina é MUITO difícil. Diagnosticar corretamente as vezes é uma tarefa que leva semanas Escolher a melhor medicação, muitas vezes por ser uma tentativa de erro e acerto. 

E aí aparece um médico que vende soluções milagrosas, com medicações que você só encontra na farmácia de manipulação indicada por ele ou com os soros que ele vende em seu consultório.

Dr. Frederico Lobo
CRM-GO 13192 – RQE 11915
Médico Nutrólogo 

Dr. Frederico Lobo - Nutrólogo Joinville
CRM-SC 32949 | RQE 22.416

Telefone: (62) 99233-7973 (Whatsapp)

© Desenvolvido por Lyon Systems.

WhatsApp chat