Quando a militância ultrapassa os limites… peço desculpa aos meus amigos do #bodypositive mas contra fatos não há argumentos.
A chef Paola Carosella na minha opinião, não foi gordofóbica em suas afirmações sobre ultraprocessados favorecerem obesidade. Suas afirmações deram o que falar e muitos na internet promoveram o “cancelamento” da mesma. Então trago algumas verdades (na minha concepção):
Verdade 1: O indivíduo obeso não tornou-se obeso por comer somente fast-food.
Verdade 2: O indivíduo obeso muitas vezes pode ter hábitos de vida mais saudáveis que indivíduos magros.
Verdade 3: A obesidade é uma doença multifatorial: resumir a obesidade como etiologia: “ocasionada por consumo de ultraprocessados” é um disparate. Não foi isso que a Chef fez. Ela apenas correlacionou. A afirmação não foi gordofóbica.
Verdade 4: Industrializados, ultraprocessados, junk-food, fast-food são Comidas. Comidas hipercalóricas, muitas vezes hiperpalatáveis e que se consumido com frequência podem sim levar o corpo a uma inflamação subclínica e a obesidade. Com isso favorecer esteatose hepática, hipertensão arterial, diabetes tipo 2, transtornos psiquiátricos.
Verdade 5: Se você ficará obeso por conta desse tipo de comida, dependerá da frequência do consumo, da quantidade ingerida, do contexto consumido. 1 fast-food em uma refeição um dia da semana não te levará a ter um quadro de obesidade.
Minha verdade: A grande maioria dos indivíduos com obesidade geralmente não é metabolicamente saudável por mais que pratique atividade física e tenha hábitos saudáveis de vida. E isso é constatação de quase 6 anos de um ambulatório de Nutrologia no SUS, com mais de 5 mil pacientes atendidos. Conto nos dedos o número de indivíduos portadores de obesidade assintomáticos e com exames laboratoriais ótimos.
Parem de romantizar obesidade. O indivíduo merece respeito, representatividade, acolhimento e tratamento multidisciplinar.
Dr. Frederico Lobo - Nutrólogo Joinville
CRM-SC 32949 | RQE 22.416
Telefone: (62) 99233-7973 (Whatsapp)
© Desenvolvido por Lyon Systems.