Como tornar-se um Nutrólogo


Primeiramente a pessoa precisa cursar os 6 anos de Medicina. Depois há 2 caminhos que podem ser seguidos:
1) Fazer residência de Clínica médica ou clínica cirúrgica  (pré-requisitos) e posteriormente prestar a prova de residência de Nutrologia. Sendo que a residência de Nutrologia tem duração de dois anos. Após finalizar todo esse processo que pode durar de 4 a 5 anos, o médico recebe o certificado de conclusão de residência pelo MEC e pode ir ao Conselho Regional de Medicina solicitar o seu Registro de qualificação de especialista (RQE) em Nutrologia, que consiste em um número que o CRM fornece atestando que você é especialista de fato.
2) Fazer um estágio de 2 anos em um serviço credenciado e reconhecido pela Associação Brasileira de Nutrologia, com carga horária aproximada de 60horas semanais. Com isso o médico tem o aval para a prestar a prova de título de Nutrologia, desde que tenha pelo menos 2 anos de formado. Uma vez aprovado na prova de título, ele solicita via Associação Médica Brasileira (AMB) o seu título e posteriormente leva-o ao CRM para solicitar o número de RQE.
3) Comprovar ser especialista na área de Clínica Médica ou Cirurgia Geral ou;
Ter título de especialista em uma dessas duas áreas ou; Comprovação de 4 anos de atuação prático-profissional na área de Clínica Médica ou Cirurgia Geral. Comprovar por meio de declaração assinada pelo responsável pelo treinamento e reconhecida firma ou através de documento autenticado.
+
Comprovação de capacitação por atuação prático-profissional em Nutrologia em período mínimo equivalente ao dobro do tempo de formação do Programa de Residência Médica em Nutrologia, ou seja, 4 anos. Totalizando em 8 anos o período de atuação. Ou seja, precisa ter no mínimo 8 anos de formado. Inscrever-se na prova e ser aprovado na mesma. Solicitar à AMB o seu título e posteriormente levar o título ao CRM local para requerer o número de RQE.

E onde pode-se fazer residência de Nutrologia ou há estágios reconhecidos pela ABRAN?

É uma dúvida muito frequente, então listei todos os locais. Caso queira conhecer mais sobre os serviços, chame no direct meu instagram @nutrologojoinville ou @drfredericolobo que coloco em contato com residentes de qualquer uma dessas instituição. Nós do Movimento Nutrologia Brasil temos contato com boa parte dos preceptores dessas instituições e alguns ministram aula no curso de Nutrologia básica para acadêmicos de Medicina. Inclusive no primeiro dia de aula, por 2 horas, os residentes ou especializandos de cada uma dessas instituições, falam por cerca de 20 minutos sobre a Rotina dos serviços. A aula é gratuita e ocorre todos os anos. Caso tenha interesse em assistir me avise.

Residências de Nutrologia no Brasil
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (HCFMRP/USP) – Ribeirão Preto – SP há 2 vagas e com 2 anos de duração.
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) – São Paulo – SP há 2 vagas e com 2 anos de duração.
Hospital Israel Pinheiro: Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG)Belo Horizonte – MG há 2 vagas e com 2 anos de duração.
Hospital de Clínicas – Porto Alegre – RS há 2 vagas sendo 1 para nutrologia do adulto e 1 para Nutrologia pediátrica. Ambas com 2 anos de duração.
Hospital Ernesto Dornelles – Porto Alegre – RS  há 1 vaga e com 2 anos de duração.
Programa de Treinamento Médico em Nutrologia do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades (IBEPEGE) IGESP há 2 vagas e com 2 anos de duração.
UNIFESP – São Paulo – SP há 2 vagas para Nutrologia pediátrica e com 2 anos de duração.
Hospital Geral Roberto Santos – SESAS – Salvador – BA há 2 vagas e com 2 anos de duração.
Hospital Universitário Professor Edgard Santos – Salvador – BA há 2 vagas e com 2 anos de duração.

Estágios de Nutrologia reconhecidos pela ABRAN
Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (IAMSPE) em São Paulo – SP Há 05 vagas e duração de 02 anos.
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) em São Paulo – SP Há 02 vagas e duração de 02 anos.
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (HCFMRP/USP) em RIbeirão Preto – SP Há 02 vagas e duração de 02 anos.
Hospital São Joaquim da Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência de São Paulo (BP) – São Paulo – SP Há 04 vagas e duração de 02 anos.
Hospital Felício Rocho em Belo Horizonte – MG Há 05 vagas e duração de 02 anos.
Programa de Treinamento Médico em Nutrologia do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades (IBEPEGE) IGESP – São Paulo – SP Há 02 vagas e duração de 02 anos.

Dúvida comum: fiz pós-graduação de Nutrologia, posso prestar a prova de título? Não. Ter feito ou não uma pós-graduação de Nutrologia, mesmo que seja a da ABRAN, não te dá direito a prestar a prova de título. Por que? Porque o pré-requisito não é esse. Como já dito acima, se você não fez a residência de Nutrologia ou Estágio em serviço credenciado, para prestar a prova você faz parte do item 3, ou seja, comprovar tempo de atuação. Uma vez comprovado esse tempo, aí está apto a prestar a prova de título. Para saber mais sobre a prova de título, acesse o meu site https://www.provadetitulodenutrologia.com.br/a-prova-de-titulo/ 

A parte acima do texto é bem técnica e voltada para profissionais médicos. Porém o intuito é mostrar para você leigo, que o processo para se tornar um Nutrólogo não é tão simples quanto parece. Ou seja, desconfie do médico recém-formado e que ja se diz especialista em Nutrologia. O tempo mínimo é de 4 anos e dificilmente quem termina a pós-graduação passa de primeira na prova de título. A prova de título é difícil e tem índice de aprovação máximo em 20%. Desde 2014 acompanho a prova, já fui mentor de prova de título, ensinei dezenas de pessoas que foram aprovadas e posso garantir que não é algo fácil e simples. Demanda tempo e muita dedicação. 

E aqui faço uma observação. Não é porque o médico tem RQE de Nutrologia, ou seja, é de fato Nutrólogo que ele será bom. Há péssimos profissionais titulado. E não é porque o profissional não tem RQE que ele não possa ser um bom profissional. Eu mesmo atuei por 4 anos sem ter RQE, porém, não me divulgava como especialista. Isso é uma infração ética e propaganda enganosa. Não existe nada de errado em atuar na área. A lei ampara a atuação do médico em qualquer especialidade que ele deseja atuar. Porém, é importante salientar que quando ele o faz, assume as consequências por não ser perito na área. Além disso, a resolução de 2011 que trata da publicidade médica é clara, o médico que não tem RQE não pode divulgar especialidade que não tem.  Nem divulgar que é pós-graduado em Nutrologia.

Mas porque essas proibições pelo CFM? Para evitar que o paciente seja induzido a acreditar que o profissional é especialista. As resoluções do CFM visam resguardar a razão da existência de Medicina, ou seja, o bem-estar do paciente.

Guarda do Embaú, 22 de Agosto de 2022

Autor: Dr. Frederico Lobo – Médico Nutrólogo – CRM-SC 32.949 | RQE 22.416 

Dr. Frederico Lobo - Nutrólogo Joinville
CRM-SC 32949 | RQE 22.416

Telefone: (62) 99233-7973 (Whatsapp)

© Desenvolvido por Lyon Systems.

WhatsApp chat